palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

22 de janeiro de 2013

Chumbal: + um acessório pra prática de Iyengar Yoga

Traduzo livremente aqui o que B.K.S. Iyengar falou sobre o chumbal (ou donut) no calendário de 2013 “Body is my first Prop” (O corpo é meu 1º acessório), mês de Janeiro.






“A ciência está sempre evoluindo. Novas hipóteses e observações são adicionadas constantemente, discartando as aceitas anteriormente. Em ciência, não há estagnação; ela é um processo continuo. Assim é o caso também com os yoga props.

Um observação detalhada pode contribuir para o enriquecimento do uso de acessórios.

Todos sabemos o conceito de sentar-se sobre uma altura em Baddha Konasana para conseguir liberdade nas virilhas erguendo a coluna para o alto. Eu tenho sugerido o uso de algo como um bloco ou bolster sob os ísquios. Mas, enquando eu estava fazendo Baddha Konasana há aproximadamente um ano e meio atrás, me ocorreu que os ísquios são estruturas curvas e a altura que usamos é plana (bolsters, mantas ou blocos). Como podem os arredondados ísquios se adaptarem em suportes planos? Ganhamos altura, mas não a configuração necessária. Estamos ganhando liberdade nas virilhas as custas dos ísquios?

Então, enrolei dois de meus dhotis (tecido usado na sunga tradicional dos homens hindus), um para cada ísquio. Ficou parecido com um chumbal. Uma versão de pano da estrutura de um donut... feita ao enrolar um longo tecido de algodão, fixando as pontas para dentro. Rotineiramente é usado por mulheres para segurar e suportar um pote ou uma grande lata de água em suas cabeças. Protege as cabeças do contato direto com o metal e ainda garante um leve acolchoado. É muito suave e confortável.

Fiz Baddha Konasana sobre eles e o asana se manifestou belamente.

Esse é o prop desenvolvido mais recentemente. É chamado de chumbal em Marati (língua falada no Maharashtra, Estado onde fica Puna) e o nome para o acessório pegou.



Na foto acima, kit completo de chumbal recentemente adquirido em Puna pro Yoga Shala Rosa

Um comentário:

brunacpds disse...

Dani, querida! Obrigada pelo post. Sempre quis saber mais sobre o donut, ou melhor, chumbal. Beijos!! Bruna - Floripa-Rio